Quinta-feira, 29 de Outubro de 2009
Actividade de Projecto de Dissertação

Nesta fase de alguma incerteza no rumo desta investigação, é-me ainda difícil apresentar um caminho fixo no que, a esta actividade proposta pelo docente, diz respeito. Ainda assim vou tentar responder ao exercício da melhor forma possível.

 

 

Possíveis participantes deste estudo:

 

Público-alvo de conteúdos noticiosos para Mobile TV

 Poder-se-ia falar de uma faixa etária que agruparia indivíduos entre os 16 e os 40 anos. Esta faixa fará sentido uma vez que aqui poderão englobar-se os utilizadores mais activos de telemóvel e mais especificamente de Mobile TV/conteúdos noticiosos.

Por razões de exequibilidade, do ponto de vista temporal do estudo, a amostra poderá ser caracterizada como uma amostra por conveniência carecendo na não generalização dos dados.

 

Especialistas ligados a departamentos de grafismo e tecnologia mobile de estação(ões) de televisão

Estes participantes poderão ser, extremamente, úteis para o estudo, na medida em que poderão dar informação, no terreno, de perspectivas viáveis para este estudo. Nesta altura essa troca de informação poderá ser tanto a nível do departamento de grafismo, no sentido de perceber que alterações poderia ter de sofrer a sua estrutura de concepção bem como no departamento de tecnologia mobile/emissão no sentido de aferir as grandes alterações de processos de emissão que este tipo de conteúdo poderia ter.

 

 

Dados a recolher:

 

Tendo em conta os primeiros participantes, seria importante recolher dados que permitissem perceber quem vê mobile TV, que tipo de conteúdos, percebendo assim se os conteúdos noticiosos são vistos. Importante saber também que tipo de informação gráfica seria útil/interessante um indivíduo conter em simultâneo com a emissão de um telejornal, por exemplo. Ou então, por outro lado, tendo uma emissão sem interactividade, perceber se toda a informação gráfica chega nas melhores condições ou se um indivíduo tem ou sente dificuldades de leitura em algum tipo de informação gráfica. 

Já os segundos participantes do estudo poderiam trazer informação mais específica ao nível técnico que permitiria localizar com mais exactidão a resposta às várias questões desta investigação.

 

 

Recolha de Dados/Instrumentos

 

Se pensarmos nos primeiros possíveis participantes deste estudo, será importante a realização de um questionário, para aferir todas as áreas acima enunciadas.

No que concerne ao segundo grupo participantes, terá que ser elaborada uma entrevista semi-estruturada, como forma de garantir alguns respostas a questões previamente definidas, mas nunca esquecendo a riqueza que uma entrevista semi-estruturada pode ter ao nível de abordagem de novas sub-temáticas para a tentativa de resposta ao tema inicialmente proposto.

 

Resta ainda sublinhar que nenhum destes parâmetros tem um carácter definitivo, mas serão um ponto de partida para uma clarificação as este nível e para este estudo.




.pesquisar neste blog
 
.Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


.posts recentes

. Balanço do 1ºSemestre

. Desenho Metodológico da I...

. Proposta de Cronograma - ...

. Exercício da aula de Semi...

. Reuniões com os orientado...

. Actividade de Projecto de...

. Índice provisório do enqu...

. Actividade de Projecto de...

. Actividade de Projecto de...

. Actividade de Seminário (...

.arquivos

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

.tags

. todas as tags

.participar

. participe neste blog

blogs SAPO
.subscrever feeds