Sexta-feira, 27 de Novembro de 2009
Exercício da aula de Seminário do dia 27 de Novembro de 2009

Entrevista a Samuel Martins “As tecnologias de vídeoconferência no ensino superior público português: Boas Práticas e Tendências”



 


1 – De que forma enquadras a tua investigação no actual paradigma da Web social?


Parte da investigação foca-se na utilização de um tipo de vídeoconferência baseada na Web à qual se associam algumas características das redes sociais, por isso penso que, explorando a componente de vídeoconferência na internet será possível investigar a questão da Web social que está associado a esse tipo de conferência.


 


2 – De que forma  a tua investigação poderá contribuir para a alterações de atitudes e comportamentos?


Ao realizar esta investigação todo o universo do ensino superior terá uma noção de boas práticas e de tendências ao nível da videoconferência. Com esta noção global toda a comunidade académica poderá perceber as vantagens de utilizar estas tecnologias e sobretudo conseguir aplicá-las nas suas actividades actuais. Com a caracterização que a minha investigação vai proporcionar, irá facilitar a percepção da utilização da vídeoconferência e como tal promover a sua utilização com mais força no ensino superior.


 


3 – A tua investigação centra-se numa lógica de valorização do indivíduo ou de uma organização?


Centra-se numa lógica de organização. Promove a valorização do trabalho no ensino superior, apesar de haver benefícios pessoais de quem utiliza vídeo-conferência. Os resultados globais evidenciam a lógica de valorização de uma organização.


 


4 – A tua investigação explora uma lógica critica ou uma lógica entusiasta?


A minha investigação tem uma lógica entusiasta. Claramente pretendo com os resultados desta investigação mostrar e evidenciar as vantagens da utilização da vídeoconferência no ensino superior. Apesar de mostrar alguns aspectos negativos na análise dos dados, existe uma clara intenção de uma lógica vantajosa na utilização das tecnologias da vídeoconferência.  Será um entusiasmo “realista” porque o objectivo é criar um conjunto de boas práticas portanto será sempre um entusiasmo comedido.


 


 


5 – De que forma a tua investigação actua na Inter-dependência tecnologia-sociedade?


 


Eu penso que a crescente disseminação das tecnologias de vídeoconferência na sociedade em geral (não só no ensino superior púbico português) torna inevitável o estreitamento da relação entre esta tecnologia em específico e a sociedade, portanto esta investigação vai actuar de uma forma concreta na clarificação de um conjunto de boas práticas que permita tornar essa inter-dependência o mais correcta possível.


 


 



samuelmartins.blogs.ua.sapo.pt






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